A internet e os serviços digitais dividem-se em quatro rubricas (grupos de segmento):
1. Internet show: Rubrica que remunera as lives patrocinadas. Trata-se de uma distribuição direta, com roteiro. Essa rubrica só remunera a parte autoral.
2. Simulcast: Rubrica de distribuição amostral que contempla as rádios que oferecem simulcast, ou seja, que têm sua transmissão via radiodifusão e internet. As rádios pagam ao ECAD uma mensalidade que inclui a transmissão por radiodifusão e Internet, gerando a distribuição pelo simulcast. Essa rubrica remunera a parte autoral e a conexa.
3. Streaming: Rubrica que agrupa os grandes usuários de Serviços Digitais (as chamadas DSPs) de streaming de música, audiovisual e, mais recentemente, redes sociais. Entram nesse grupo, por exemplo, Deezer, Spotify, Apple, Amazon, Netflix, Facebook, entre outros. Essa rubrica só remunera a parte autoral.
4. Internet Demais: Rubrica que remunera “sites sonorizados”, como sites institucionais (Coca-cola, Itaú cultural, por exemplo), em razão da “sonorização ambiental” desses sites. Esses sites enviam ao ECAD o playlist das músicas utilizadas e o ECAD faz um processo amostrala partir dessas playlists, remunerando 10 mil, semestralmente. Essa rubrica remunera parte autoral e conexa.